quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Índios de MS protestam contra ataque em aldeia

Indígenas de todo o Estado protestam hoje contra o ataque sofrido pela comunidade indígena Guaviry, em Amambai, no último dia 18. O cacique Nísio Gomes, 59 anos, teria sido baleado na cabeça e está desaparecido. Em Dourados, o cacique Renato de Souza diz que as comunidades Guarani e Caiuas estão mobilizadas para protestar. Segundo ele, mais de 30 ônibus devem sair das aldeias na manhã de hoje rumo a Amambaí. De Dourados, cerca de 50 lideranças indígenas participam da manifestação.

Segundo ele, o protesto será pacífico. “Não vamos bloquear estradas. Queremos apenas chamar a atenção das autoridades sobre o desaparecimento do nosso patrício. Exigimos que o caso seja desvendado. Queremos uma resposta”, disse.

Equipe da Polícia Federal, acompanhada de representante do MPF e da Fundação Nacional do Índio (Funai), estão investigando o desaparecimento do índio, que, segundo testemunhas, teria sido levado por pistoleiros. Os nativos dizem que há outros desaparecidos, entre eles uma mulher e uma criança, mas isso não foi confirmado, pois a comunidade se dispersou na mata. Dos cerca de 60 integrantes, somente dez foram contatados pelos investigadores.

A perícia policial confirmou presença de sangue humano no local onde o cacique teria levado os tiros, afirmam os índios. Também comprovou que o corpo teria sido arrastado.

Um dos filhos do cacique afirmou que foi atingido com balas de borracha, do mesmo tipo encontrado em ataque recente ocorrido contra um acampamento indígena em Iguatemi, em 23 de agosto.

Logo após a denúncia do ataque, o MPF requisitou o deslocamento da PF até o local, além de instauração de inquérito para investigar o fato. Maiores detalhes não podem ser informados, sob pena de comprometer a investigação, que está em andamento.

Fonte Dourados agora

Nenhum comentário: