quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Acadêmicos participam de Encontro de Acampamentos Indígenas de MS

No próximo sábado os acadêmicos indígenas do projeto Rede de Saberes participam do I Encontro dos Acampamentos indígenas Kaiowá – Guarani – Terena, realizado pelo conselho da Aty Guasu. Entre os dias 12, 13 e 14 lideranças de todos os acampamentos de Mato Grosso do Sul irão se reunir em Ita’y, em Douradina.

O estado tem 31 acampamentos indígenas em rodovias, estradas vicinais ou ainda em fazendas situadas em território tradicional. Enquanto as terras não são demarcadas, outros direitos também não são assegurados, pois com essa situação muitas crianças ficam sem estudar e ainda vivenciam situações de violência, junto às suas famílias, que já perderam parentes assassinados.

Além de conhecer de perto a realidade dessas comunidades os acadêmicos realizarão algumas oficinas para tratar temas de interesse das comunidades. Eles irão debater os temas Direito a Terra e Território, Direito à Educação Escolar Indígena, Direito à Saúde Indígena, Direito das Mulheres Indígenas, além de promover oficina lúdico/pedagógica para as crianças.

No dia 14, participarão também representantes do Ministério Público Federal (MPF), Fundação Nacional do Índio (Funai) e outras autoridades, para a discussão sobre a situação dos processos de identificação das terras, processos de desintrusão e ações de despejo.


Nenhum comentário: