terça-feira, 1 de março de 2011

Atleta indígena representa etnias douradenses no litoral paulista

Contando com o apoio da Prefeitura Municipal através da FUNCED (Fundação Cultural e de Esportes de Dourados), o indígena e professor de educação física Laucídio Ribeiro Flores, 33 anos, estará representando as etnias indígenas de Dourados na abertura do Encontro Nacional Indígena, que acontecerá no dia 19 de abril próximo na cidade praiana de Bertioga, São Paulo.

Em contato com a reportagem, Laucídio Flores, que é especialista em arremessos de lança e dardo, conta que estará atuando na abertura da competição nacional como convidado, e na oportunidade, vai arremessar uma lança de fogo.

TOCHA OLÍMPICA

Bi-campeão Brasileiro nos Jogos Brasileiros Indígenas e Tetra no Estadual no lançamento de dardo e campeão Estadual no arremesso de dardo no JAMS (Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul) quando esteve representando Dourados, Laucídio Flores foi um dos dois atletas que conduziu a tocha olímpica do Pan-americano que foi realizado em 2007 no Rio de Janeiro, quando ela passou pelo Mato Grosso do Sul.

Dizendo que se sente honrado em participar da abertura do Encontro Nacional Indígena em Bertioga, Laucídio Flores informou que não poderá participar como atleta, segundo ele, por estar acima da média dos demais competidores indígenas do país. “Até mesmo os Xavantes perdem para mim nas competições, e aí os organizadores entenderam que eu deveria participar fazendo esta apresentação” disse sem modéstia o professor Laucídio Flores que é da etnia terena.

Graduado em educação física, Laucídio Flores que é diretor da escola da reserva indígena do Distrito do Panambi disse que aos poucos o esporte em todas as modalidades está invadindo as reservas indígenas, e este fator é positivo para a comunidade, uma vez que além de dar atividades físicas e esportivas para as crianças e para os adolescentes, os ajudam a se afastar cada vez mais do submundo do crime, incluindo das drogas.

“Com o apoio dos governantes, de nossas lideranças e dos poderes constituídos, com certeza aos poucos as nossas reservas vem se fortalecendo na área esportiva, e isso com certeza é fator positivo para o futuro de nossas crianças e principalmente dos adolescentes. O esporte em um todo os afastam do submundo do crime, do álcool, e principalmente das drogas”, finalizou Laucídio Flores agradecendo o apoio que sempre teve -e terá- quando participava das competições tanto na área indígena como nas competições abertas a todas as raças.



Fonte: Waldemar Gonçalves -Russo

Nenhum comentário: