segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Centro para combate a dependência de drogas na aldeia de Dourados

O Ministro Alexandre Padilha (Saúde) garantiu a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) nas aldeias indígenas de Dourados. O CAPS - AD atende pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de drogas.

“Rememorando à matéria que foi exibida no ‘Fantástico’ no dia 30 de janeiro, me pronunciei na Câmara Federal sobre a tragédia anunciada do consumo de álcool e drogas nas aldeias do sul de Mato Grosso do Sul”, citou Geraldo Resende (Deputado Federal) ao comentar a audiência com o ministro da Saúde. Em 2009, o parlamentar protocolou a solicitação de implantação do CAPS indígena, ao negar, a Pasta da Saúde alegou o critério de implantação apenas em municípios com mais de 200 mil habitantes.

As aldeias indígenas Jaguapiru e Bororó enfrentam o crescimento da violência que tem como causa principal os altos índices do consumo de drogas e a comercialização ilegal de álcool para os povos tradicionais.

Outro problema enfrentado nas aldeias é o trafico de seres humanos, “além da luta pela implantação do CAPS, estamos trabalhando para o lançamento da primeira Vila Olímpica Indígena do país, um investimento de mais de R$ 1,4 milhão, que será inaugurada no dia 19 de abril, dia do Índio. Acredito que o lazer é uma alternativa para os jovens marginalizados e entregues às drogas e a prostituição”, lembrou Geraldo.


Da Assessoria


Nenhum comentário: