terça-feira, 25 de maio de 2010

Violência sofrida por mulheres indígenas




No Brasil, as mulheres carregam um passado histórico de abuso e violência sexual, tratadas po muitos e muito anos como máquinas de trabalho e sexo, sem sem ter o minimo direito que as defenda. A mulheres indígenas sofre uma dupla discriminação, a primeira é por ser índia, e o preconceito está em cima, infelizmente todas convivem com isso, o fato de ser índia, e o segundo, por fazer parte da terceira classe, e por ser em grande parte pobres. Esses são um dos primeiros fatores que contribui para a vulnerabilidade das mulheres indígenas, onde também enfrentam a violência dentro de suas casas, como o abuso sexual, violência doméstica, indo além da saúde, afetando a saúde mental, a felicidade individual e afetando o bem-estar da mulher indígena. Infelizmente na sociedade em geral, ainda há uma visão onde os homens são superiores as mulheres, onde o resultado disso é que ainda se sustenta um pensamento onde o melhor jeito de resolver um problema, um conflito é com a violência, onde o homem acha que tem o direito de impor suas vontades às mulheres.

Um dos motivos que levam muitas mulheres dentro da aldeia a sofrer a violência, é a convivência com pessoas que consomem álcool, droga, e ciume, e na raiz de tudo está a maneira como o papel masculino ainda é mais valorizado, e o que quase nem se percebe é que isso é gerado dentro da forma de educar os meninos e as meninas. E a maioria desses homens que tratam a mulher de uma forma agressiva, provavelmente desde pequeno foi educado de uma maneira rígida, ou foi obrigado a conviver com a violência dentro de seus lares, e que foi de uma maneira ou outra incentivados a valorizar a agressividade, a força física, a ação, a dominação e satisfazer seus desejos, inclusive o desejo sexual, já as meninas indígenas são valorizadas pela beleza, delicadeza, sedução, submissão, dependência, sentimentalismo, passividade e o cuidado com os outros.

Infelizmente muitas mulheres ainda tem medo de tomar uma atitude, um dos principais motivos que as leva a não ter ação é que elas dependem do homem financeiramente ou emocionalmente, ou temem pela vida de seus filhos, ou porque não querem prejudicar o agressor, que pode ser preso ou condenado, e ainda alimenta a ideia de que pode ser ruim com ele e pior sem ele, ou ainda tem a esperança de que isso aconteça só daquela vez e preferem acreditar que no final de tudo são elas a culpada pelo que aconteceu. Isso tudo leva a mulher a não tomar decisão nenhuma e sofrer calada, e no fim dar uma nova chance ao agressor, e tudo isso prejudica o bem estar delas.

Um segundo motivo que as deixa sofrer calada, são as ameaça que sofrem, como: ameaça com arma de fogo, e muitas outras, onde elas temem por suas vida, e também pelos seus filhos. Isso faz com que a maioria dos casos não chegue até a policia.


Jaqueline Gonçalves

Nenhum comentário: