quarta-feira, 5 de maio de 2010

Integração acadêmica e científica.

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) vai promover, de 11 a 14 de maio, o I Congresso Iberoamericano de Arqueologia, Etnologia e Etno-história que contará com a participação de pesquisadores de oito países: Brasil, Espanha, Portugal, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e México. O evento é uma iniciativa dos pesquisadores do Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-história - ETNOLAB da Faculdade de Ciências Humanas – FCH da UFGD.

O I Congresso visa inserir a cidade de Dourados e a UFGD no cenário acadêmico internacional, otimizando a estrutura universitária existente no município e propiciando a integração acadêmica e científica.

Com sua característica multicultural, o Estado de Mato Grosso do Sul é alvo de importantes estudos antropológicos. São ao menos nove as etnias indígenas: Terena, Kaiowá, Ofaié, Kinikinau, Kamba, Kadiweu, Guató, Atikum e Nhandeva. Também são muitas as comunidades quilombolas assentadas em Mato Grosso do Sul e que são tema de estudos antropológicos.

Por sua vez, raros são os eventos de abrangência internacional no campo da Antropologia sediados no Estado. O I Congresso busca reverter este papel de periferia acadêmica, objetivando transformar o Mato Grosso do Sul em centro irradiador de conhecimento científico e acadêmico.

“A idéia é constituir um Congresso de âmbito internacional que promova as pesquisas antropológicas desenvolvidas por diversas instituições sul-americanas e ibéricas e que propicie o diálogo e o intercâmbio de experiências entre os diversos pesquisadores iberoamericanos do campo da Antropologia”, enfatizou um dos coordenadores do evento, professor doutor Rodrigo Aguiar.

Informações sobre o I Congresso Iberoamericano de Arqueologia, Etnologia e Etno-história podem ser obtidas no site:
www.ufgd.edu.br/eventos/CIAEE

Importante
Os profissionais da imprensa interessados em fazer a cobertura do evento deverão encaminhar o nome e a filiação profissional para a coordenação do evento para que a mesma disponibilize os crachás no momento do credenciamento.

A coordenação informa que será obrigatório o uso de crachá para acesso ao Congresso.

Este procedimento poderá ser feito através do email: rodrigoaguiar@ufgd.edu.br

Nenhum comentário: