terça-feira, 26 de junho de 2007

II Encontro estadual da juventude de Mato Grosso do Sul

Nos dias 23 e 24 de Junho em Campo Grande aconteceu o encontro estadual da juventude do estado.Em dois dias discutimos sobre a situação do jovem no estado, houve palestras, debates, gincana entre outros.Havia representantes de alguns movimentos como o MST ( Movimento dos Sem Terra), Movimento dos Quilombos e representante Indígenas.
A AJI foi representada por alguns jovens que buscavam conhecimento, não só em relação aos jovens indígenas, mas também, sobre outras comunidades. Sábado de manhã, deu-se início ao encontro com a palestra do João Paulo, que é ligado ao MST, depois tivemos debates e algumas tarefas para serem cumpridas como: entregar relatórios e participar das oficinas.
No Domingo tivemos a oportunidade de conhecer as realidades das comunidades de Campo grande.O nosso grupo foi para aldeia urbana Água Bonita, lá levantamos dados como: a política, a economia e a história da comunidade. Aprendemos muita coisa em relação a aldeia Água Bonita, eles estão assentados num bairro de Campo Grande chamado Tarcila do Amaral e na aldeia estão morando várias etnias como Kaiowá, Guarani, Terena, Guató, Kadiwéu, Kini kinaw.
Foi sensacional trocar experiências com nossos parentes.
“A história que esta contada até aqui,para nos não serve, o futuro nos pertence,sejamos realistas, exigimos o impossívelque já começou aqui...”
Essa frase foi feita pelo grupo do Sepé Tiaraju (pasta verde)no II Encontro da juventude de Mato Grosso do Sul.
Indianara Ramires Machado/kaiowá/16 anos

Nenhum comentário: