quinta-feira, 3 de maio de 2007

Educação Escolar Indígena

Hoje a educação escolar indígena é diferenciada, pois além dos alunos indígenas estarem estudando muitas diciplinas eles também tem estudado a língua materna.Isso é muito inportante pois é uma maneira de preservarmos a nossa própria língua.Hoje na aldeia cada vez mais há pessoas estudando, sendo assim está faltando salas de aula, não há carteiras nem cadeiras para os alunos ocuparem.Com isso há alunos desistindo. Começam a ir para as usinas, se envolvem com drogas, ou seja, entram no caminho da perdição.
E no próximo ano muitas pessoas vão estudar e ai como ficamos?pois estudar na cidade é muito dificil para muitas pessoas, primeiro por que hoje o preconceito está em todo lugar, a população indígena é tão mal conhecida pela população urbana que essa tem uma imagem ruim dos Índios.
Nós indígenas também temos o direito de ter uma educação escolar e o respeito de todos. Mas como vamos ficar com essa falta de sala de aula????????

Jaqueline G.Porto
Kaiowá

Um comentário:

AnaCris disse...

Oi pessoal! A Educação está um caos em todo país, mas não dá para deixar passar não. Não sei como vocês estão de trabalho por aí, ma que tal uma matéria com professores e alunos sobre as condições das escolas?
Beijos para toda a moçada, saudades!!!!!!!!!!!!
Kiki