quinta-feira, 26 de abril de 2007

Movimento das Mulheres Indígenas

No dia 13 de abril, fomos convidados a participar de um movimento que aconteceria em Campo Grande.
O mais legal foi que a dona Edite participante do conselho indígena das mulheres veio até a casa da aji nos convidar, sem contar que a aji forneceu os cartazes para ajudar na manifestação, mas tudo foi muito legal.
A gente saiu da aldeia as 5:00, com o ônibus das lideranças indígenas , estavamos acompanhados por vários deles , e todos nos trataram muito bem.
Chegamos em Campo Grande as 10: 00 horas da manhã , e fomos direto para a praça onde se encontravam todos os manifestantes e o que achei muito interessante foi: que tinha nome de movimento das mulheres. Não era só das mulheres, mas sim de homens, jovens, e até crianças e também não era só indígenas, mas sem terras, sem tetos, estudantes úniversitários e desempregados, estavam presentes índios de várias aldeias como Caarapó, Panambizinho, Amambai, Buriti e vário outros povos.
Quando chegamos em Campo Grande já se encontravam vários povos, nos organizamos com nossos cartazes, e saimos pelas ruas mais movimentadas de Campo Grande, caminhamos até a outra praça onde teria palanque e espaço para cada representante de sua comunidade.
Mas acabou sendo mas um discurso contra o governo atual(André), foi lá onde cada comunidade teve oportunidade de criticar sobre tudo que o governo tirou das comunidades carentes, bolsa familia, bolsa universitária, cesta básica etc.
De lá fomos de ônibus até a FATMS, não sei bem o que era, acho que uma casa de professores, enfim foi onde almoçamos, logo depois foi aberto um debate no próprio local onde todos os líderes apresentaram suas comunidades e expuseram os problemas e as dificuldades que cada um enfrenta, no meio dessa discussao foi escolhido uma equipe de algumas pessoas para ir para Brasília no abril indígena e também foi feito um documento em nome de todos que é claro que teve a assinatura de todos que estavam presentes, um pedido á favor do parque das nações indígenas, depois disso jantamos ali mesmo no local. As 20:00 horas pegamos a estrada de volta para Dourados e chegamos as 23:00, mas valeu a pena pelo menos pra mim, foi super legal.


Ana Claudia de Souza
Guarani

Nenhum comentário: