quinta-feira, 29 de junho de 2006

A AJI no I Aty Guassu de Mulheres Indigenas


No dia 22 de Junho iniciou-se, o I Aty Guassu de Mulheres Indígenas de Mato grosso do Sul que acontecera ate o dia 24 de Junho. A AJI( Ação dos jovens Indígenas) juntamente com lideranças da região de Dourados participaram do evento, que aconteceu na aldeia de Campestre, município de Antonio João.
Foram dias em que nossas mulheres Kaiowá, Guarani e Terena, tiveram oportunidade de expressarem o que estão sentindo diante dos problemas que afetam nossa gente. Durante o encontro foram levantados vários temas como a questão da terra entre outros.
Um grande momento que a AJI destacou-se, foi o momento em que o vídeo-denúncia foi a público, um instante de muito nervosismo para os jovens de Dourados. A noite houve várias apresentações, e nos aproveitamos para apreciarmos e participar da típica dança dos Kaiowá Guarani, o Guaxiré.
A assembléia foi muito proveitosa para a AJI, pois filmamos o evento e tivemos a oportunidade de aprender mais sobre a luta das mulheres Indígenas. E mais uma vez ter o intercambio com o nosso povo, e com isso aprofundarmos o nosso conhecimento em questão da atual situação política indígena do estado.
Indianara Ramires Machado, 15 anos, Kaiowa

Nenhum comentário: