terça-feira, 23 de outubro de 2007

Ore Reko


GAPK e IWGIA juntamente com a AJI apresentam um documentário feito na reserva indigena de Dourados-MS , uma produção do diretor Alejandro Ferrari , este documentário trata um pouco da realidade dos jovens na aldeia como:a falta de emprego , a falta de segurança dentro da aldeia e outros .
Este video é só um pouco do que se passa com os jovens na aldeia , é uma forma de mostrar para o mundo a nossa realidade , ele será apresentado no II SEMINARIO LATINO AMERICANO DE COMUNICADORES INDIGENAS INDIGENAS no México , organizado pela IWGIA , UNAM e SERVINDI nos dias 29 a 31 de outubro .
Este documentário levou dois meses para ficar pronto , ele tem 45 minutos , o nome é ORE REKO que e na lingua guarani e significa NOSSA VIDA e na lingua terena KICHO CUTI VITUQ VEOVO .
Quem trabalhou neste documentário juntamente com o Alejandro foram os própios jovens .
I sso foi uma grande experiência para nós .


CUNHA ANHANDUÁ
17 ANOS

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Escola

Quando eu estudava na escola da aldeia era muito legal divertido, porque tinha bastante colegas e os professores eram legais.
Eu estudei em 3 escolas e todos foram boas.
Quando eu era criança a parte mais divertida era caminho de ida para a escola,porque encontrava meus amigos e brincava bastante e depois iamos para sala estudar.
Na escola da cidade foi tudo bem, tive vários amigos brancos e os professores ensinavam igual para todos




Diana
Terena

terça-feira, 9 de outubro de 2007

O desemprego

Hoje a maioria dos trabalhadores da aldeia são trabalhadores rurais que trabalham nas usinas , mas esse emprego está sendo substituído. A partir do ano que vem as máquinas vão estar substituindo esses trabalhadores, com certeza eles que necessitam desse serviço para manter a sua casa, vão enfrentar grandes dificuldades .
Hoje em dia nada melhor que estudar para arrumar um bom emprego, a maioria das pessoas que vão para a usina não tem ao menos o ensino fundamental completo, essa situação é preocupante, pois o crescente desenvolvimento tecnológico e a industrialização, geram uma produção muito grande, diminuindo a necessidade das grandes massas de trabalhadores.
Hoje vivemos em um mundo que se desenvolve constantemente e o desemprego está cada vez maior, a falta de trabalho hoje é um dos maiores desafios dos governos do mundo inteiro!!!!!!
E como vão ficar os trabalhadores rurais?????????????????


CUNHA ANHANDUÁ
17 ANOS