quinta-feira, 30 de agosto de 2007

O que é ser jovem na Aldeia de Dourados

Hoje vivemos em uma aldeia de aproximadamente 15 mil índios. A aldeia de Dourados( Francisco Horta Barbosa) tem muitos problemas sérios , e para os jovens é mais difícil ainda , pois nós crescemos e vivenciamos tudo que acontece na aldeia. Hoje convivemos com três subgrupos lingüísticos :kaiowá , Ñandeva e Terena.
Mas é dificil conviver com tanta violência , com tanto homicídio acontecendo ao mesmo tempo , muitos jovens se suicidando , pois é duro para nós vermos um colega , um amigo , se suicidando por consequência de problemas familiares. Também a falta de oportunidade tem sido muito grande , o desemprego , o preconceito que enfrentamos . Isso infelizmente é a dura realidade , muitas vezes só por nós termos uma identidade indígena somos impedidos de entrar no mercado de trabalho , de fazer conta nas lojas , ou seja, a nossa identidade só vale no local onde vivemos .
A AJI(ação dos jovens indígenas de Dourados) é um exemplo para os jovens , pois nós jovens enfrentamos a realidade de cabeça erguida , e na AJI sempre temos as nossas conversas, tendo as diversas etnias como uma familia só. Somos jovens mas com a cabeça madura, prontos a enfrentarmos qualquer desafio , através da AJI nós já realizamos muitas coisas.
Eu aprendi que não devemos desistir, temos que lutar pelo que nós queremos , pois se não lutarmos ninguém vai lutar por nós, pois a nossa aldeia está praticamente largada .

Já estamos fartos de escutar o povo falando de nós , a maioria nos conhece através da mídia , já estamos cansado de só as lideranças falarem por nós , pois eles falam o que eles acham e nós temos que falar também, pois somos nós que estamos vivenciando tudo isso .
Vamos virar a página e recomeçar tudo de novo , vamos tentar quantas vezes for possível!!!!!!!!!

JAQUELINE GONÇALVES
17 ANOS
KAIOWÁ

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Produção do filme ORE REKO


Nos últimos dias estivemos realizando uma nova forma de fazer filme, pela primeira vez a AJI começou a trabalhar com a ficção, ainda não terminamos, mas está ficando muito bacana.
Sempre trabalhamos com o documentário, mas decidimos fazer diferente, o cineasta uruguaiano Alejandro Ferrari trouxe esta idéia de cinema mais próximo da gente.
O roteiro do filme fomos nós mesmos que produzimos, e se trata do que é ser jovenm na aldeia de Dourados, de início pensamos em um documéntario, pois ele além de contar como é realmente, retrata de uma forma mais abrangente a questão, mas notamos que o documéntário iria ficar muito longo, monótono, queríamos sair da mesmice. Então optamos pela ficção, além de ser uma forma diferente a ser trabalhada pela gente, conta a realidade com mais vontade de assistir, pois são os próprios jovens indígenas que atuam no filme, e como o filme não conta todas as questões dos jovens, decidimos fazer um BACKSTAGE do filme, onde colhemos depoimentos, ensaios e gafes.
Pensamos em todo o corpo da equipe desde o diretor até o claquete, pensamos em como encaixaríamos todo o pessoal nas posições, uns queriam fazer tudo ao mesmo tempo, mas acabou que no final até os atores fizeram o som e câmera, foi uma loucura, mas esta ficando muito legal.O mais bacana é a convivência que adquirimos com esta experiência, o espírito de grupo.
Aprendemos tudo de uma forma divertida e gostosa de se fazer, pois havia interesse de cada um que participou das gravações.
O filme irá se chamar " ORE REKO", que em português significa NOSSA VIDA, além de estar na língua guarani-kaiowá, também será na língua terena. O filme será de vidas opostas, ou seja dois lados que existem na aldeia, o das drogas, da marginalidade e o lado do trabalho e da dignidade.
Show de bola vai ficar este filme!!!!!!!!



Graciela Pereira de Souza 21 anos Guarani

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

UMA HOMENAGEM A VOCÊ AMIGO

QUERIDO AMIGO VOCÊ SEMPRE VAI MORAR NO NOSSO CORAÇÃO, SEMPRE VAMOS LEMBRAR DE VOCÊ COM MUITO CARINHO, O SEU SORRISO MARCOU MUITO , A GENTE CURTIU MUITO QUANDO SE ENCONTRAVA , VOCÊ SENPRE COM UM SORRISO NO ROSTO , UM AMIGO TÃO LEGAL , DIVETIDO, NUNCA VAMOS ESQUECER OS SABADOS QUE PASSAMOS TODOS JUNTO SE DIVERTINDO NA AJI, OS TEMPOS QUE PASSAMOS JUNTOS SÃO INESQUECIVEIS..... ADORAMOS VOCÊ..............
...........MAS QUE PENA QUE VOCê PARTIU, UM MENINO TÃO NOVO UMA VIDA INTEIRA PELA FRENTE , TUDO ESTAVA TÃO BEM , A VIDA ESTAVA TÃO BELA........E VOCÊ MAIS UMA VITIMA DO SUICIDIO....
ESPERO QUE VOCÊ ENCONTRE A SUA PAZ.

DALTON
16 ANOS
KAIOWÁ

HOMENAGEM DE DUAS PESSOAS QUE TE ADORAM MUITO

TATI-14 ANOS - KAIOWA E
JAQUELINE - 17 ANOS - KAIOWA